“Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” (Lc 10:42).
A oração, a meditação na palavra e o louvor devem ser a prioridade da igreja e, por consequência, do departamento de homens. Isso porque Jesus Cristo é digno de louvor e adoração, e nosso ajuntamento tem a finalidade de louvar e adorar o Senhor. A Umasbrac, por sua vez, se congrega para louvar e adorar o nome do Senhor. Não é de menor importância o louvor, a exemplo de Maria, que enquanto Marta estava ocupada com afazeres, sua irmã se ocupava em admirar a beleza do Messias e sua palavra. Jesus disse que Maria escolheu a melhor parte. A palavra de Deus nos diz que fomos criados para o louvor da Glória d’Ele, e quando nos reunirmos naquele grande dia, será para esta finalidade: glorificar o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Portanto, o destaque desse texto é dizer sobre a prioridade das atividades da Umasbrac. Os homens devem, nas reuniões e encontros, glorificar e exaltar o nome do Senhor através do louvor, da meditação da palavra e da oração. Todas as vezes que nos reunimos, principalmente nos cultos, é primeiro para adorar ao Rei dos reis, e o louvor é a melhor forma de fazê-lo. Depois, é para edificar uns aos outros. Esse é o propósito do nosso ajuntamento.
Deus escolheu um povo que decidiu, por reconhecimento de sua graça, louvar o Seu Nome, não devemos menosprezar essa finalidade como se fosse algo de pouca importância. Antes de tudo, é de extrema importância o nosso ajuntamento para louvar a Deus, para orar, e para meditar na palavra. Se olharmos atentamente, veremos que a adoração é o que Deus espera de seus filhos, que ele chamou e predestinou para a Glória. Se olharmos para a história bíblica, perceberemos que a adoração é o que se mais faz na narrativa bíblica, antes, durante e depois de cada situação determinada. Então, o ajuntamento de homens, a Umasbrac, deve fazer o que a igreja faz, que é louvar ao Senhor e buscar a sua presença através da oração e meditação na palavra de Deus. Isso além de acrescentar a nossa fé, aumenta nossa comunhão com Ele nos ajuda a conhecermos melhor a sua vontade para nossas vidas.
“Tu, porém, és o Santo, és rei, és o louvor de Israel.” Sl. 22:3
Além disso, o louvor também tem o poder de transformar nossas vidas e nos encher de alegria e paz. O louvor expressa publicamente quem Deus é e de todo o amor e cuidado que Ele tem por nós. Por isso, devemos sempre colocar a adoração em primeiro lugar em nossas vidas e em nossas reuniões na igreja.
Mas devemos lembrar que a adoração não se limita apenas ao louvor cantado. Ela também inclui outras formas de expressão, como a adoração através da nossa vida diária, obedecendo à vontade de Deus e buscando viver uma vida santa e agradável a Ele. É através do nosso testemunho e do nosso comportamento que também podemos adorar ao Senhor.
Portanto, que possamos seguir o exemplo de Maria e escolher a boa parte, a parte que deseja a comunhão com Deus e nos enche de alegria e paz. Que possamos colocar o louvor em primeiro lugar em nossas vidas e em nossas reuniões na igreja, buscando sempre glorificar ao Senhor através da nossa adoração e do nosso testemunho
E, para isso, é importante que as atividades da Umasbrac estejam alinhadas com essa prioridade de adoração a Deus. É necessário que haja espaço e tempo para a oração, meditação na palavra e louvor em todas as reuniões e encontros.
Além disso, é importante que a liderança do departamento de homens esteja comprometida com essa prioridade de adoração e que incentive e estimule os membros a se envolverem nessas atividades de forma sincera e significativa. O louvor não deve ser visto como uma obrigação ou um simples cumprimento de ritual, mas sim como um momento especial de expressão a majestade de Deus.
Que possamos, como igreja e como Umasbrac, escolher a boa parte, a parte da comunhão com Deus através do louvor, que nos leva a uma vida de adoração e devoção ao Senhor. Que a prioridade da adoração seja sempre mantida em nossas vidas e em nossas atividades, para que possamos glorificar a Deus em tudo o que fazemos.