“Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” Gn.1:26
Na narrativa bíblica , desde a criação do mundo, Deus criou os seres humanos diferentes em suas características físicas e psicológicas. Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e lhes deu o domínio sobre a terra e seus recursos (Gn. 1:26-29); Por isto a diversidade humana é uma realidade que deve ser celebrada e valorizada.
Também é mostrada na palavra de Deus em suas várias narrativas, personagens com diferenças na maneira de pensar e agir, adorar e responder ao chamado divino. As diferenças físicas e psicológicas entre os seres humanos são por isso e sobretudo uma manifestação da criatividade divina e são a base da diversidade humana. As pessoas têm características físicas e psicológicas únicas, que as tornam diferentes das outras. Essas diferenças não devem ser usadas como desculpa para discriminação ou desigualdade, mas devem ser vistas como uma fonte de riqueza e valor.
Não são poucas às vezes que as diferenças individuais são usadas como justificativa para a discriminação e a desigualdade. Algumas pessoas acreditam que a cor da pele, a origem étnica, a religião, a orientação sexual ou outras características físicas ou psicológicas são motivos para tratar os outros de forma inferior ou excluí-los da sociedade. Essas crenças são baseadas em preconceitos e estereótipos que não têm base na realidade, e nem é vontade de Deus.
Igualdade entre os seres humanos é um valor fundamental ensinado na biblia explicita e implicitamente, que deve ser promovido. Isso significa que todas as pessoas devem ser tratadas com o mesmo respeito, dignidade e valor, independentemente de suas escolhas, diferenças físicas, psicológicas, culturais, religiosas ou outras. Todas as pessoas têm direitos inalienáveis, como o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade.
A discriminação é uma violação desses direitos e uma negação da dignidade e do valor humano. A discriminação pode assumir muitas formas, desde a exclusão social até a violência física. A discriminação pode ser baseada em preconceitos, estereótipos ou falta de informação sobre as diferenças individuais. A discriminação pode ter consequências negativas na vida das pessoas, como baixa autoestima, ansiedade, depressão, isolamento social e pobreza.
Para promover a igualdade entre os seres humanos, é necessário enfrentar e combater a discriminação em todas as suas formas. Isso requer mudanças culturais, sociais e políticas que promovam a inclusão e o respeito pelas diferenças individuais, isto é vontade de Deus revelada nas escrituras sagradas. É importante que as pessoas estejam dispostas a aprender sobre as diferenças individuais e a valorizá-las como uma fonte de riqueza e valor para a humanidade.
A igualdade entre os seres humanos não significa que todos devam ser iguais em todas as coisas. Cada pessoa é única e tem suas próprias habilidades, talentos e desafios. A igualdade refere-se ao fato de que todos os seres humanos devem ter as mesmas oportunidades de realizar seu potencial e de viver suas vidas de acordo com suas próprias escolhas e desejos, A Bíblia demonstra que toda a humanidade deve conhecer a vontade e o desejo de Deus, e que é sábio querer agrada-lo mais do que a si mesmo, no entanto Ele aguarda com bondade e paciência o reconhecimento de sua grandeza pelo indivíduo.
Pode se destacar como exemplo de ensinamento bíblico para as diferenças humanas o texto da Bíblia que se encontra em romanos capítulo 14 entre outros em que o apóstolo Paulo falando a comunidade de cristãos em Roma ele diz para não julgar o servo alheio.
“Aceitem os que são fracos na fé e não discutam sobre opiniões deles acerca do que é certo ou errado por exemplo, um irmão crê que não é errado comer qualquer coisa. Outro, porém, que é mais fraco, come somente legumes e verduras quem se sente à vontade para comer de tudo não deve desprezar quem não faz e quem não come certos alimentos não deve condenar quem o faz, pois Deus os aceitou. Quem são vocês para condenar os servos de outra pessoa? O senhor deles julgará se estão em pé ou se caíram. E, com ajuda de Deus, ficarão em pé e receberão aprovação dele. ” O livro da vida” volume 3 parafraseando Romanos capítulo 14 pg 229