Igreja cristocentrica ou pastocentrica

imagem gerada por IA

É desconcertante testemunhar fotos de líderes religiosos, sejam eles pastores, missionários ou apóstolos, em destaque em outdoors diante dos templos. Isso entristece porque, ao dizerem “minhas ovelhas”, eles desconsideram que essas ovelhas pertencem ao Supremo Pastor – JESUS. Somos meros servos e servas encarregados de zelar pelo rebanho do Senhor.

É decepcionante quando líderes religiosos são transferidos de uma congregação para outra e ainda assim tentam influenciar e dominar as ovelhas da igreja anterior como se estas fossem sua propriedade particular. Impressiona a proliferação de ministérios independentes e como seus líderes buscam utilizar a igreja local em benefício próprio, promovendo-se através de camisetas, vídeos, cursos e cobranças para ministrar.

Essa é a triste realidade dos nossos dias. Nessas situações, Jesus não é colocado no centro, pois isso não é ser uma igreja Cristocêntrica, mas sim “Pastorcêntrica”. Muitas dessas personalidades são egocêntricas, consideram-se superiores e o epicentro de tudo, dispostas a fazer qualquer coisa para manter sua igreja no topo.

Somos chamados a ser uma igreja Cristocêntrica, onde o Senhor seja o centro de tudo. A Ele seja dada a glória da igreja para sempre. “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas” (1 Pedro 4:10). Apesar de todas as adversidades, é possível ser uma igreja Cristocêntrica, pois é isso que a Palavra nos ensina e é o exemplo que Jesus nos deixou.

O “pastorcêntrico” é uma personalidade insegura, que teme o novo, o questionamento e a ascensão de outros. É uma doença que precisa ser tratada para que a igreja não fique doente também. Jesus nos oferece a cura para essa terrível enfermidade. Viveremos uma vida cristã saudável quando dermos toda a glória ao Senhor: “Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém” (Romanos 11:36). Somos chamados, em humildade, a nos humilhar e servir uns aos outros (João 13:14). Que Ele cresça e eu diminua!

Texto extraido e adaptado do periódico – “Os peregrinos em marcha” Pb. Reinaldo da Silva
Orgão informativo da Igreja Evangélica Pentecostal O BRASIL PARA CRISTO no Tatuapé – nº 382 jul/2017 pg. 02